luminosidade

luminosidade

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

.. nosso dia ..

a poesia é seduzir mesmo sem olhar...
ser ou não ser são duas faces
da mesma fruta...

a poesia é moeda corrente no mercado
o Cazuza que nos perdoe
não dá pra esperar que a burguesia acabe
ou se mude de vez pra Miami
com a mala, a cuia, os cartéis e os quartéis,
a farofa e a galinha
enfim, todas essas instituições.

nosso momento é chegado,
nosso dia é agora...


mas cuidado, meu irmão,
essa é a única moeda que cresce
a cada mordida
porque a poesia é a única erva
que leva ao orgasmo.



Chicco Lacerda




p.s. - este poema nasceu inspirado num cartaz de publicidade que dizia: "seduzir com o olhar", e propunha as qualidades de um produto cosmético capaz de deixar os olhos das mulheres mais sedutores...

Bem, isso foi apenas a centelha que gerou o poema... Nele, há muito mais em jogo. Mas, sem esticar demais a conversa, aqui vai o tema para reflexão e debate: vocês acham que a poesia é capaz de conduzir ao orgasmo, levar as pessoas à felicidade dentro e fora da ordem capitalista?

Em tempo: sugiro a todos que ouçam o disco "Burguesia", do Cazuza, do qual a canção título é justamente a mais fraca.

2 comentários:

  1. Não sei se dá orgasmo ,mas é bom ler uma bela poesia!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. A poesia é aquela pessoa humilde que entra nos ônibus distribuindo cartões, solicitando ajuda. Ela faz o convite; cabe exclusivamente a nós aceitá-lo e realizar algo - reagir - mediante essa primeira ação. É claro também que muitas vezes - como acontece em nosso concorrido tempo-espaço - podemos adotar a prática da neutralidade (talvez uma atitude burguesa): fechar os olhos fingindo dormir ou simplesmente deixar invioladas pelo cérebro as palavras ali no papel.
    O fato é que essa poesia vem nos lembrar que ela também faz parte da nossa história (contando-a ou prevendo-a), do nosso cotidiano, e que, com um pequeno gesto de atenção de seus leitores, ela pode se revelar uma riqueza sem par. São palavras que nos conquistam de forma cômica ou trágica. É o fruto proibido do Éden Selva de Pedra, pois quem dele comer terá o conhecimento; desse conhecimento a catarse (o orgasmo, o êxtase) e a sensibilidade de se produzir algo em favor de uma melhor realidade assim que voltamos do transcendental.

    ResponderExcluir